
A seleção brasileira subiu duas posições no ranking da Fifa, ocupando agora a quinta colocação, conforme atualização divulgada nesta quarta-feira (19). A nova posição garante ao Brasil a condição de cabeça de chave número 5 na Copa do Mundo de 2026, junto a outras potências do futebol mundial.
Além do Brasil, as demais seleções que serão cabeças de chave devido à classificação no ranking são Espanha (1ª), Argentina (2ª), França (3ª), Inglaterra (4ª), Portugal (6ª), Holanda (7ª), Bélgica (8ª) e Alemanha (9ª). Os países anfitriões, Canadá, México e Estados Unidos, também garantem automaticamente sua posição entre os cabeças de chave.
O sorteio para definir os grupos da Copa do Mundo de 2026 está marcado para 5 de dezembro, às 14h, no horário de Brasília, em Washington D.C., nos Estados Unidos. O evento irá distribuir as 48 seleções em quatro potes, cada um contendo 12 equipes.
"Brasil, Espanha, Argentina e outros gigantes do futebol mundial lideram a formação dos grupos", destacou a Fifa.
No pote 1 estarão as nove seleções mais bem colocadas no ranking da Fifa, além dos três países que sediarão o campeonato. Os potes seguintes serão organizados com base na posição restante das seleções, enquanto o pote 4 incluirá aquelas que se classificarem por meio da repescagem global e europeia.
Esta edição da Copa do Mundo será marcada pelo aumento no número de participantes, passando de 32 para 48 seleções. Elas serão divididas em 12 grupos, cada um com quatro equipes. A fase de grupos já conta com um alto nível de competição devido à presença dos melhores times de cada continente.
Espera-se que o formato ampliado proporcione mais oportunidades e desafios para as seleções emergentes.
A cerimônia de abertura do torneio está agendada para 11 de junho de 2026, no icônico estádio Azteca, na Cidade do México. A final, marcada para 19 de julho, será realizada no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
Os jogos prometem emoções intensas e uma disputa acirrada pela taça mais cobiçada do futebol mundial. Esta edição do Mundial busca não só celebrar o esporte, mas também envolver um público ainda maior, com ampla participação de seleções de todo o globo, reforçando a diversidade e a paixão pelo futebol.