Brasil estreia com força no Mundial de Vôlei de Praia na Austrália

Sete duplas brasileiras competem em Adelaide, com destaque para Duda e Ana Patrícia

12/11/2025 às 20:17
Por: Redação

O Brasil, maior campeão mundial de vôlei de praia, inicia sua participação na 15ª edição do Mundial nesta quinta-feira (13), com sete duplas representando o país na competição em Adelaide, Austrália. Entre os destaques estão as campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia, que estreiam às 20h30 (horário de Brasília) contra as anfitriãs, Phillips e Mears, pelo Grupo F.

A competição, que ocorre pela primeira vez em Adelaide, será transmitida ao vivo online pela Volleyball World TV. Duda e Ana Patrícia chegam ao evento após conquistas significativas, incluindo ouro e prata nos mundiais de Roma e Tlaxcala, em 2022 e 2023, respectivamente.

 

Preparação e expectativas

A atleta Duda destacou a importância e o desafio do torneio: "Copa do Mundo sempre é um torneio muito especial. Esse ano foi difícil, mas fizemos ótimas etapas no Circuito Mundial. Estamos felizes com a evolução e esperamos dar nosso melhor dentro de quadra", afirmou.


"A gente espera é dar nosso melhor dentro de quadra, ir jogo a jogo porque é um torneio muito longo", declarou Duda.


Além de Duda e Ana Patrícia, outras duplas brasileiras entram em quadra no mesmo dia. A dupla capixaba Thâmela e Victoria (conhecida como Vic), atualmente no topo do ranking, fará sua estreia às 21h30 contra as peruanas Gaona e Allcca no Grupo A.

 

Relevância e organização

Thâmela, aos 25 anos, celebra sua primeira participação em um Mundial, ressaltando a importância de seu posicionamento no ranking. “É nossa primeira Copa do Mundo como time, e chegar aqui como ranking 1 é algo que lutamos muito para alcançar”, afirmou a esportista. A última partida de estreia dos brasileiros no dia será de Evandro e Arthur Lanci, enfrentando os nicaraguenses Mora e Lopez às 23h30.


Thâmela comentou que estar no topo do ranking faz muita diferença para seu time, enfatizando a oportunidade de vivenciar cada momento do torneio.


Além das duplas mencionadas, o Brasil conta com Carol Solberg e Rebecca, Vitória e Hegê, George e Saymon, André e Renato. O Brasil busca ampliar seu recorde de 35 medalhas (13 ouros, 11 pratas e 11 bronzes) na história dos Mundiais.

 

Evolução do torneio

O Mundial reúne 96 duplas, com 48 masculinas e 48 femininas, divididas em 12 grupos de quatro. Durante a fase de grupos, as equipes competem entre si, e as duas melhores avançam diretamente à fase eliminatória. Haverá ainda repescagem para determinar outros classificados às finais, programadas para 23 de novembro.

© Copyright 2025 - Três Lagoas News - Todos os direitos reservados