
Cinco duplas brasileiras conseguiram classificação para as oitavas de final do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, realizado em Adelaide, na Austrália. Na madrugada desta quarta-feira (19), quatro destas duplas garantiram sua passagem: Thâmela e Vic, Carol Solberg e Rebeca, Evandro e Arthur Lanci, e André e Renato. No dia anterior, Ana Patrícia e Duda já haviam confirmado sua vaga. Entretanto, a dupla George e Saymon se despediu do torneio após perder o primeiro duelo da fase eliminatória. Os jogos das oitavas começam a partir de 0h (horário de Brasília) na quinta-feira (20), com transmissão ao vivo pela Volleyball World TV.
Primeiros a entrar em ação, André e Renato dominaram os austríacos Hammarberg e Berger, vencendo por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/14. Nas oitavas, eles enfrentarão os suecos Hölting Nilsson e Andersson. Já Evandro e Arthur Lanci tiveram uma disputa acirrada contra Fuller e O’Dea da Nova Zelândia. Após ganhar o primeiro set por 21/15 e perder o segundo por 17/21, eles salvaram três match points e fecharam o terceiro set em 25/23, vencendo por 2 a 1. Agora, seus adversários serão Krattiger e Dillier, da Suíça.
Arthur Lanci destacou a confiança adquirida após a vitória: "É, [a vitória] dá moral para o nosso time, e com certeza para os próximos jogos a gente já passando por esse momento, é... a gente já vai estar um pouco mais tranquilo nesse sentido. Mas, cara, vitória é vitória, com um tie-break desse. Todo mundo gostou do jogo, a torcida achou, ficou maravilhada com a partida, e é isso que é importante também, é dar um espetáculo pra galera que está aqui acompanhando".
"A vitória fortalece nossa equipe e nos prepara melhor para os próximos desafios", analisou Arthur Lanci.
A dupla Thâmela e Vic, número um do mundo, também assegurou a classificação após virar o jogo contra as francesas Placette e Richard. Após perder o primeiro set por 21/17, elas venceram o segundo por 15/21 e fecharam a partida com 19/17 no set decisivo. Na sequência, enfrentarão Lazarenko e Romaniuk, da Ucrânia.
A dupla Carol e Rebecca, por sua vez, não teve dificuldades para passar pelas australianas Fleming e Fejes, vencendo por 2 sets a 0 (21/14 e 21/18). Nas oitavas, elas jogam contra as alemãs Ittlinger e Grüne. "Foi importante mantermos a mente positiva mesmo nos momentos difíceis", destacou Vic sobre a vitória.
"A diferença é manter a cabeça positiva, o que temos conseguido fazer bem", afirmou Vic.
As partidas das oitavas prometem emoção, com confrontos marcados ao longo da madrugada e manhã. Além das duplas já mencionadas, Ana Patrícia e Duda enfrentarão Donlin e Denaburg, dos Estados Unidos. A expectativa é alta para o desempenho das duplas brasileiras, que buscam avançar ainda mais na competição.