
A temporada de sucesso do tenista brasileiro João Fonseca no circuito profissional foi encerrada antecipadamente devido ao tratamento de uma lombalgia. Nesta quinta-feira (30), ele anunciou a desistência de competir no ATP 250 de Atenas, último evento planejado para o ano. Fonseca, com 19 anos e atualmente o 28º do ranking mundial, tem apenas um compromisso restante: um jogo de exibição contra o espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do mundo, em 8 de dezembro, em Miami, nos Estados Unidos.
No início de 2025, Fonseca, então com 18 anos, estava na 145ª posição após vencer o NextGen ATP Finals em dezembro de 2024, seu primeiro ano de circuito profissional. Na primeira semana de janeiro, ele conquistou o Challenger 125 de Camberra, na Austrália, elevando sua classificação para 113º.
Fonseca começou 2025 com uma vitória impressionante no Aberto da Austrália, passando pelo qualificatório para a chave principal e derrotando Andrey Rublev na estreia. Ao final de janeiro, ele já estava no top 100, como o segundo mais jovem integrante, atrás apenas de Alcaraz.
Em fevereiro, ele ganhou seu primeiro título de ATP no evento 250 de Buenos Aires, vencendo competidores locais. Em março, triunfou no Challenger de Phoenix, nos EUA, e competiu em Indian Wells, chegando à 80ª posição no ranking.
Em maio, Fonseca se destacou em Roland Garros, vencendo Hubert Hurkacz e chegando à terceira rodada. Em junho, ele participou de Wimbledon como 54º do mundo, alcançando também a terceira rodada.
No final do ano, Fonseca integrou a equipe brasileira que se classificou para os qualificatórios da Copa Davis de 2026, vencendo a Grécia por 3 a 1 e derrotando Stefanos Tsitsipas.
Fonseca encerra 2025 como o tenista mais jovem entre os 30 melhores do mundo, após conquistar seu primeiro título ATP 500 na Basileia, ocupando a 28ª posição do ranking mundial.
Carregando dados econômicos...