Seis das sete duplas brasileiras que participaram da fase de grupos do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia garantiram vaga para a fase de mata-mata, que começa nesta terça-feira (17) em Adelaide, na Austrália. A partir das 3h (horário de Brasília), Ana Patrícia e Duda, campeãs olímpicas, enfrentarão as porto-riquenhas Gonzalez e Navas, enquanto George e Saymon irão competir contra a dupla catariana Cherif e Ahmed às 5h30.
As duplas restantes do Brasil vão jogar na quarta-feira (19), aguardando os adversários que serão definidos na repescagem prevista para começar na terça (18), com nenhuma equipe brasileira. O evento está sendo transmitido online pela Volleyball World TV, oferecendo acesso global aos confrontos emocionantes.
No domingo (16), Carol Solberg e Rebecca asseguraram a última classificação ao vencerem as ucranianas Davidova e Khimi por 2 sets a 0, chegando à terceira vitória consecutiva. Outra vitória notável foi de Thâmela e Vic, que derrotaram a dupla ucraniana Lazarenko e Romaniuk, mantendo uma invencibilidade na competição.
"É gratificante ver tantas duplas brasileiras avançando, mostrando a força do nosso voleibol de praia no cenário internacional", destacaram os torcedores.
No masculino, Evandro e Lanci terminaram a fase de grupos com um desempenho impecável, batendo os alemães Henning e Wüst em uma partida acirrada de 2 sets a 1. Já André e Renato garantiram a vaga vencendo os australianos Burnett e Hodges, após uma derrota inicial.
Vitória e Hegê foram eliminadas após vencerem apenas uma das três partidas da fase de grupos. Com participação de 96 duplas no Mundial, somente 32 seguem para as oitavas, incluindo 12 que avançaram diretamente e quatro que se qualificaram como as melhores terceiras colocadas. Outras quatro equipes ainda disputarão a repescagem para continuar no torneio.
O torneio a partir dos 32 avos de final é eliminatório, intensificando a competitividade até o final da competição.
A emoção continua com a programação das etapas finais: as oitavas de final na quinta-feira (20), as quartas na sexta (21), as semifinais no sábado (22) e a decisão pelo título no domingo (23). O ambiente preparado promete partidas marcantes, ao passo que as equipes se esforçam para garantir um lugar no pódio.