
Na manhã desta quarta-feira, dia 19, forças de segurança do Rio de Janeiro realizaram uma ação contra o Comando Vermelho na Vila Kennedy, na Zona Oeste da cidade. A operação resultou na prisão de 16 pessoas e na morte de duas, além da apreensão de dois fuzis, uma pistola e uma grande quantidade de drogas, conforme informou o governo do estado.
A operação faz parte de um esforço contínuo das autoridades para combater ações de facções criminosas. Durante a incursão, agentes examinaram uma escola municipal, onde encontraram uma sacola contendo drogas e outros materiais supostamente pertencentes à facção criminosa. A escola tinha áreas desativadas, que estavam fechadas devido à operação.
A operação também afetou a rotina local, levando à suspensão das atividades em 15 instituições escolares e duas unidades de saúde na região. A Secretaria Municipal de Educação afirmou que o material ilícito estava em uma parte desativada do terreno escolar.
“A operação é uma continuidade da estratégia de segurança que visa a contenção de facções”, afirmou uma fonte policial.
Essa ação é um desdobramento da Operação Contenção, realizada anteriormente em 28 de outubro, que se destacou como a mais letal já registrada, com 121 óbitos. Na terça-feira, 18, outra intervenção ocorreu, resultando na prisão de 17 indivíduos ligados ao tráfico e barricadas.
As constantes operações contrastam com o ambiente tenso e de instabilidade na região. Tais ações têm sido criticadas por impactarem diversas áreas, especialmente na educação. Um estudo recente mostra que a violência contínua no Rio tem implicações diretas na aprendizagem dos alunos.
A violência também já causou o fechamento temporário de mais de 30 escolas, de acordo com dados oficiais recentemente divulgados.
A dimensão nacional e internacional das mortes subsequentes a essas operações gera uma repercussão significativa, colocando em debate as estratégias de segurança pública. Desdobramentos futuros continuam incertos, com a comunidade aguardando próximos passos na tentativa de restaurar a normalidade e segurança.