Acordo global visa restaurar manguezais com apoio de 46 governos

Iniciativa prevê mobilizar quatro bilhões de dólares para restaurar 15 milhões de hectares

18/11/2025 às 22:17
Por: Redação

Quarenta e seis governos firmaram um compromisso para a proteção dos manguezais, ecossistemas cruciais para o equilíbrio climático e segurança das comunidades costeiras. O acordo, concretizado durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, busca mobilizar quatro bilhões de dólares para restaurar 15 milhões de hectares de manguezais até 2030.

 

A adesão inclui os estados brasileiros do Amapá, Bahia, Pará, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e Rio de Janeiro, além do município de Aracaju. Esse movimento, conhecido como Mangrove Breakthrough, recebeu endosso do governo federal em evento promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, destacando o papel do Brasil na preservação da maior faixa contínua de manguezais do mundo.

 

Movimento global e lideranças locais

O Mangrove Breakthrough, em parceria com a Coastal 500, rede global de prefeitos e líderes locais, visa promover comunidades costeiras resilientes. Ignace Beguin Billecocq, diretor executivo do Mangrove Breakthrough Hub, afirmou que "o apoio dos estados brasileiros envia um sinal poderoso. Os líderes locais estão colocando a natureza no centro da construção da resiliência de suas comunidades".


"A conservação e a restauração dos manguezais são soluções climáticas eficazes e acessíveis," ressaltou Billecocq.


A iniciativa reúne governos, empresas e ONGs em uma nova trajetória para a conservação da natureza, reforçando a governança ambiental integrada através de parcerias com comunidades tradicionais e pescadores.

 

Protagonismo das regiões costeiras

Durante a COP30, Monique Galvão, diretora executiva da Rare no Brasil, destacou: "Este grupo compartilha um compromisso comum de colocar os manguezais no centro da ação climática". Ela frisou a importância dos moradores locais, considerados os verdadeiros guardiões desses ecossistemas, para um futuro sustentável.


A líder acentuou que "o que vemos é um exemplo inspirador de como a liderança climática nasce nos territórios".


A diretora do Programa Marinho e Costeiro da Conservation International Brasil, Nátali Piccolo, afirmou que o Brasil oferece um exemplo ao mundo ao unir diferentes níveis de governo em prol de resultados concretos para a conservação dos manguezais.

© Copyright 2025 - Três Lagoas News - Todos os direitos reservados