Caixa inicia pagamento do Bolsa Família para NIS final 4

Beneficiários recebem parcela de novembro com valor médio de 683,28 reais

19/11/2025 às 10:52
Por: Redação

Na quarta-feira, 19 de novembro, a Caixa Econômica Federal começou a pagar a parcela de novembro do Bolsa Família para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4. Com este pagamento, o valor médio do benefício chega a 683,28 reais, superando o mínimo fixo de 600 reais, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. O programa assistirá 18,65 milhões de famílias neste mês, totalizando um gasto de 12,69 bilhões de reais.

 

O Bolsa Família inclui adicionais específicos para determinadas condições dos beneficiários. Mães de bebês de até seis meses recebem seis parcelas de 50 reais do Benefício Variável Familiar Nutriz. Além disso, há acréscimos de 50 reais para gestantes e nutrizes, 50 reais para cada filho entre 7 e 18 anos, e 150 reais para cada criança de até 6 anos. As informações sobre pagamentos e valores podem ser facilmente acessadas pelos beneficiários no aplicativo Caixa Tem.

 

Pagamento unificado

Na última sexta-feira, 14 de novembro, 735 cidades receberam o pagamento unificado, independentemente do NIS. Essa medida abrangeu todos os municípios do Rio Grande do Sul e do Acre, juntamente com cidades de sete outros estados. Entre as cidades, destacou-se Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, que sofreu graves danos devido a um tornado.


A destinação especial atendeu localidades afetadas por desastres climáticos ou com comunidades indígenas em situação vulnerável.


Desde o ano passado, os beneficiários do programa não têm mais o desconto do Seguro Defeso, conforme estabelecido pela Lei 14.601/2023. Essa lei resgatou o Programa Bolsa Família, removendo a dedução para pescadores artesanais durante a piracema.

 

Regra de proteção

Em novembro, cerca de 2,42 milhões de famílias estão sob a regra de proteção, que oferece 50% do benefício por até dois anos a quem melhora de renda, desde que cada membro da família não receba mais que meio salário mínimo. Entretanto, a partir de junho, o tempo de permanência nesta regra foi reduzido para um ano para novas famílias.


Famílias que já estavam na transição continuarão recebendo 50% do valor por dois anos.


O Auxílio Gás, por sua vez, não será pago este mês, voltando em dezembro, pois é bimensal. Apenas famílias no CadÚnico e com membros recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) qualificam-se, com prioridade para mulheres responsáveis e vítimas de violência doméstica.

© Copyright 2025 - Três Lagoas News - Todos os direitos reservados