Crescimento turístico no Rio

Recorde de visitantes internacionais em 2025 impulsiona economia local

14/11/2025 às 12:11
Por: Redação

O Rio de Janeiro alcançou a impressionante marca de quase 1,8 milhão de turistas internacionais entre janeiro e outubro de 2025. Esse número já supera o total registrado durante todo o ano de 2024, quando o estado recebeu 1,5 milhão de visitantes estrangeiros. Com esse ritmo, a expectativa é que dezembro traga mais um recorde ao ultrapassar 2 milhões de turistas.

Nos primeiros oito meses de 2025, o aumento foi de 48,8% em comparação com período semelhante no ano anterior. Em outubro, foram recebidos 164.593 turistas internacionais, um crescimento de 25,6% em relação ao ano passado.

Os turistas argentinos lideram as visitas, com 648.911 registros, seguidos por Chile, Estados Unidos, Uruguai e França. O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, atribui o sucesso à política de promoção internacional e à revitalização do Aeroporto Internacional RioGaleão.

“Atingir 1,8 milhão de turistas internacionais demonstra que o Rio retomou sua relevância mundial.”

Além disso, o interior do estado também figura entre as preferências dos estrangeiros, estimulando a economia local por meio do aumento de consumo em pousadas, restaurantes e comércio.

Promoção internacional

O ano de 2025 se destaca pelas políticas de promoção que incluem mais de 20 eventos gastronômicos em diversas regiões fluminenses, fortalecendo o turismo interno e destacando circuitos culinários locais importantes.

Entre os eventos, destacam-se o Rio Gastronomia e os festivais em diversas cidades, como Petrópolis e Búzios, contribuindo para a experiência cultural ampla para visitantes.

Perspectiva para o verão

A Prefeitura do Rio projeta um verão de 2026 ainda mais promissor, com expectativas de alta nos números do turismo que foram destacados durante 2025. De dezembro de 2024 a março de 2025, a cidade arrecadou R$ 142,6 milhões em ISS, marcando um crescimento de 17,7%.

O total de 5 milhões de turistas durante o verão foi expressivo, com um aumento significativo tanto no público nacional quanto internacional.

“Esperamos o maior verão da cidade após um ano de crescimento contínuo no turismo,” enfatizou Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

Com uma economia aquecida pelo turismo e expectativa de novos recordes, o Rio de Janeiro avança em direção a um futuro promissor no setor, com preparação para receber ainda mais visitantes e ampliar as oportunidades econômicas decorrentes dessas atividades.

© Copyright 2025 - Três Lagoas News - Todos os direitos reservados