A manhã desta sexta-feira, dia 31, começou com o céu coberto e chuva intermitente na cidade de São Paulo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE SP), os altos índices de instabilidade devem causar precipitações nas zonas oeste, norte, centro e parte da zona leste, com temperaturas permanecendo abaixo dos 19°C.
No sábado, dia 1º, o sol deve aparecer entre muitas nuvens pela manhã, mas a previsão indica que o aumento de calor pode provocar novas áreas de instabilidade, resultando em pancadas de chuva isoladas e intensas durante a tarde. As temperaturas devem oscilar entre 15°C e 25°C.
Para domingo, dia 2, áreas de instabilidade continuarão a influenciar o clima, trazendo precipitações que podem se estender do início até o final do dia. Existe a possibilidade de alagamentos devido à variação de intensidade das chuvas, com temperaturas entre 17°C e 22°C.
A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta para todo o final de semana, destacando chuvas intensas e potenciais transtornos. Isso se deve à passagem lenta de uma frente fria combinada com um corredor de umidade da Amazônia, resultando em tempestades que podem ocorrer a qualquer hora do dia. O órgão destaca a possibilidade de temporais mais intensos entre a tarde e a noite.
“A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas suscetíveis a deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores, devido às condições favoráveis a transtornos pontuais, especialmente em localidades de risco”, informou a instituição.