Lula agradece suspensão de tarifas dos EUA e busca diálogo

Presidente destaca importância de decisão de Trump e almeja fortalecimento das relações comerciais

21/11/2025 às 12:06
Por: Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou seu agradecimento ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela suspensão da tarifa de 40% sobre diversos produtos brasileiros. A declaração foi feita nesta quinta-feira (20), por meio de um vídeo nas redes sociais, e sinaliza um importante avanço nas relações comerciais entre os dois países.

 

Entre os produtos afetados pela medida estão café, chá, frutas tropicais e sucos de frutas, além de banana, laranja, tomate e carne bovina, conforme a lista divulgada pela Casa Branca. A retirada das tarifas é um reflexo de intensas negociações que ocorreram após um telefonema entre os dois presidentes, no qual decidiram abordar conjuntamente as questões levantadas no Decreto Executivo 14.323. Atividades diplomáticas ainda estão em curso para finalizar o processo.

 

Avanços nas relações comerciais

Lula, em seu pronunciamento, destacou que o gesto de Trump não resolve todos os desafios, mas representa um passo significativo na direção certa. O presidente brasileiro demonstrou otimismo quanto a um encontro pessoal futuro, seja em Washington ou no Brasil, que poderia solidificar ainda mais essas conquistas e resolver pendências comerciais e políticas.


"Ele [Trump] está convidado para vir ao Brasil quando desejar, e espero ser convidado a Washington para eliminar qualquer celeuma comercial entre nossos países", afirmou Lula.


Na gravação realizada ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em São Paulo, antes de partir para a Cúpula do G20 na África do Sul, Lula pontuou que agradeceria completamente quando todas as questões pendentes fossem resolvidas entre Brasil e EUA.

 

Repercussão no Itamaraty

O governo brasileiro, por meio de nota do Itamaraty divulgada na noite de quinta-feira, recebeu com satisfação a decisão de revogar a tarifa adicional. A nota sublinha que a medida é retroativa a 13 de novembro, coincidente com a data do último encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado, Marco Rubio, em Washington, onde avançaram sobre a política tarifária.


As negociações são vistas como um marco dentro dos 201 anos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA, com o Brasil pronto para continuar o diálogo com o governo norte-americano para solucionar diversos temas de interesse mútuo.


O posicionamento assertivo de Lula e a resposta positiva dos Estados Unidos são significativos para a pauta econômica do Brasil, especialmente em tempos onde o comércio internacional desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico. A continuidade desse diálogo está alinhada com as diretrizes governamentais de garantir condições favoráveis para as exportações brasileiras.

 

 

© Copyright 2025 - Três Lagoas News - Todos os direitos reservados