
Candidatos que participaram da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras de 2025/1 (Revalida) e apresentaram recursos contra a versão preliminar das questões já podem verificar o parecer final das bancas de especialistas do exame.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado no Sistema Revalida.
No mesmo portal, é possível consultar as justificativas para a aceitação ou rejeição do recurso.
O Revalida tem a finalidade de verificar se candidatos formados em medicina fora do Brasil possuem as habilidades, competências e conhecimentos essenciais para atuar profissionalmente no país.
O objetivo do exame é assegurar que o atendimento médico realizado no país esteja conforme os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os resultados finais são esperados para esta sexta-feira, dia 31.
Na segunda etapa do Revalida 2025/1, os participantes devem alcançar, no mínimo, 65,655 pontos de um total de 100 para serem aprovados.
Os candidatos aprovados têm até sábado (1º) para selecionar a universidade parceira que revalidará seu diploma médico estrangeiro pelo Sistema Revalida, de acordo com a disponibilidade de vagas oferecidas.
O exame é realizado duas vezes ao ano e se destina tanto a estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto a brasileiros que terminaram seus estudos em outro país e desejam exercer a profissão em seu país natal.
O Revalida consiste nas etapas teórica e de habilidades clínicas, cobrindo de maneira interdisciplinar as cinco grandes áreas da medicina:
Importante destacar que o Revalida não realiza a classificação de instituições de ensino superior estrangeiras.
Carregando dados econômicos...