As escolas públicas do Rio de Janeiro e as universidades retomaram o funcionamento habitual após a suspensão das atividades devido à Operação Contenção, que resultou em 119 mortes na terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte da cidade.
A Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciou o restabelecimento das atividades administrativas e acadêmicas presenciais nesta quinta-feira (30).
“A medida se justifica pela classificação de Estágio 1 de risco, estabelecida pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Nesse estágio, os modais de transportes operam normalmente e todas as vias encontram-se liberadas para o tráfego de veículos, bem como não se identificam eventos que interfiram de forma significativa na rotina dos cidadãos”, diz a nota da UFF.
A universidade ressalta que continua atenta e acompanha “a escalada da conjuntura de segurança pública na cidade do Rio de Janeiro, a fim de basear suas decisões, e comunicará, tempestivamente, a adoção de qualquer nova medida”.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também retomou as atividades presenciais, tanto acadêmicas quanto administrativas, em todos os seus campi nesta quinta-feira.
“A UFRJ manifesta solidariedade às vítimas e às famílias afetadas pela violência que atingiu o Rio de Janeiro nos últimos dias e expressa repúdio à barbárie que ameaça a vida e o direito de ir e vir”, afirma o comunicado da UFRJ.
A reitoria declarou que continuará monitorando a situação de segurança pública e “reafirma seu compromisso com a defesa da paz, da democracia e da proteção de toda a comunidade universitária”.
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) também retomou suas atividades acadêmicas e administrativas em regime normal nesta quinta-feira em seus campi.
As escolas das redes municipal e estadual de ensino também estão com suas atividades normalizadas. Apenas duas escolas permanecem fechadas na área onde ocorreu o conflito, conforme informação da Secretaria Estadual de Educação.
Carregando dados econômicos...