Sábado, 26 de Abril de 2025
20°C 29°C
Três Lagoas, MS

"Dados do Sistema de Regulação revelam a deterioração sensível da saúde", diz Pedrossian

Na sessão ordinária desta terça-feira (11), o deputado Pedrossian Neto (PSD) apresentou vários dados do Sistema de Regulação, apontando uma signifi...

11/06/2024 às 11h16
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:

Na sessão ordinária desta terça-feira (11), o deputado Pedrossian Neto (PSD) apresentou vários dados do Sistema de Regulação, apontando uma significativa piora na fila para cirurgias e realização de exames. Na tribuna, o parlamentar defendeu a aprovação do projeto que assegura transparência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua após a publicidade
Anúncio

“A fila da vergonha tem assolado muitos munícipios, sobretudo na macrorregião de Campo Grande. Os dados do Sistema de Regulação revelam a deterioração sensível da saúde. Infelizmente, a atualização dos números revela o colapso da saúde e a falência do Sistema de Regulação”, destacou.

Segundo o parlamentar, em julho de 2023 eram 14.399 pessoas esperando por uma cirurgia na macrorregião de Campo Grande e, em abril de 2024, o número subiu para 17.149. “Hoje, são 54.185 pessoas esperando por exames. Ano passado, o tempo médio era de 54 meses e agora 116 meses, ou seja, o cidadão tem 10 anos para ter uma cirurgia marcada.

Pedrossian citou diversas especialidades sem vagas, por não haver médicos cadastrados. “Há um colapso na ortopedia. Para cirurgia de coluna, a espera passou de 77 meses para 342 meses, quase 30 anos. De mãos, de 43 meses para 147”, citou.

Lidio Lopes (Patriota) informou que Campo Grande atende todo o Estado. “A regulação de ortopedia vem toda para Capital. Com a pandemia, foram suspensas as cirurgias eletivas, o que gerou também essa alta demanda na fila”, salientou.   

Ao final do discurso, Pedrossian fez um apelo para aprovação do Projeto de Lei 311 de 2023 , que obriga a divulgação da ordem de espera de pacientes que aguardam realização de procedimentos operados pelos sistemas de regulação de vagas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários