Domingo, 27 de Abril de 2025
21°C 29°C
Três Lagoas, MS

Projeto cria Programa Militar de Pecúlio Especial em Mato Grosso do Sul

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 66/2024 , de autoria do deputado João Henrique (PL), que cria o Programa Militar de Pecúlio Esp...

25/03/2025 às 12h39
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
O deputado João Henrique é autor da matéria que cria o pecúlio especial para os militares estaduais
O deputado João Henrique é autor da matéria que cria o pecúlio especial para os militares estaduais

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 66/2024 , de autoria do deputado João Henrique (PL), que cria o Programa Militar de Pecúlio Especial – PMPE, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências. O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Continua após a publicidade
Anúncio

O Programa Militar de Pecúlio Especial – PMPE é destinado aos policiais militares da ativa do Estado, e será operacionalizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Consiste no desconto no holerite dos participantes do programa, resultando em benefício a ser pago como indenização aos beneficiários do policial militar em caso de falecimento.

O Pecúlio Especial será concedido aos beneficiários do policial militar falecido, independentemente da causa de morte. A participação no programa é opcional, podendo o policial militar solicitar a entrada ou saída a qualquer momento. O desconto mensal referente ao programa será realizado diretamente no holerite dos policiais militares participantes, de forma voluntária, no valor de até uma Unidade Fiscal do Estado de Mato Grosso do Sul – UFERMS.  

João Henrique destaca os motivos de sua proposição. “A matéria visa instituir o Programa Militar de Pecúlio Especial - PMPE, voltado à proteção social dos familiares de policiais militares da ativa do Estado de Mato Grosso do Sul, tratando-se, pois, de uma iniciativa com viés solidário, contributivo e autogerido, cujo objetivo central é garantir um suporte financeiro mínimo aos dependentes legais dos policiais falecidos, independentemente da causa da morte. A atuação dos militares estaduais envolve exposição permanente à riscos, exigindo uma estrutura de amparo que vá além das previsões previdenciárias convencionais”, justificou o parlamentar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários