Primeiro cinema movido a energia solar do Brasil, CineSolarzinho chega na quinta-feira (19) em Três Lagoas com atividades culturais para a população. A partir das 19 horas, serão exibidos curtas-metragens brasileiros, o filme infantil “Turma da Mônica: Laços” e um curta especial produzido por crianças e adolescentes, atendidos pelo SCFV, durante uma oficina com temática socioambiental. Evento terá entrada gratuita e contará com distribuição de pipoca.
O CineSolar - que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil - é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.
O espaço também se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais, promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.
Além das sessões de cinema, o CineSolarzinho realiza diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis. Na cidade de Três Lagoas, o projeto contempla a Oficinema Solar, que utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes da rede pública.
Oficinema Solar
Para crianças e adolescentes atendidos pelo projeto
Sessão Cinema
Mín. 14° Máx. 28°