Sexta, 09 de Junho de 2023
14°C 28°C
Três Lagoas, MS

A importância do técnico e do auxiliar de enfermagem para a sociedade e as áreas de atuação desses profissionais

Esses profissionais são responsáveis por grande parte do trabalho na área da saúde, executando a maioria das ações hospitalares e atenção básica junto do enfermeiro

20/05/2023 às 07h00 Atualizada em 20/05/2023 às 09h33
Por: Redação Fonte: Metropolitana MS
Compartilhe:
Foto: Imagem Ilustrativa
Foto: Imagem Ilustrativa

 

O Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem é celebrado anualmente em 20 de maio. Esta data homenageia todos os profissionais que se dedicam a uma função de extrema importância para a sociedade: cuidar das pessoas. Trata-se de uma profissão muito nobre. Eles são responsáveis por grande parte do trabalho na área da saúde, executando a maioria das ações hospitalares e atenção básica junto do enfermeiro. 

A data foi instituída a partir da resolução nº 294, de 15 de outubro de 2004, e definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). No Brasil, o Dia do Técnico em Enfermagem fecha a “Semana da Enfermagem”, que começa em 12 de maio, com a celebração do Dia Internacional da Enfermagem.

O ano de 2020 trouxe maior valorização aos profissionais da saúde, devido a pandemia do Covid-19. Os números alarmantes, a preocupação da população inclusive com a saúde dos profissionais, fez com que uma grande rede solidária e empática ocorresse entre as categorias.

A diferença entre um técnico de enfermagem e um enfermeiro é que este último precisa fazer um curso de ensino superior em Enfermagem, enquanto que o técnico está apto a exercer o seu trabalho a partir de um curso técnico de enfermagem.

Geralmente, a formação técnica dura dois anos. Após a conclusão, o profissional irá trabalhar supervisionado de um enfermeiro e poderá prestar assistência em casos de maior complexidade, mas sempre acompanhado. Os locais que mais empregam técnicos de enfermagem são os centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva (UTIs).

Quem se forma em um curso técnico é considerado um profissional de nível médio e tem um campo de atuação intermediário. No caso de técnicos em enfermagem, é mais limitado em relação ao enfermeiro e mais amplo comparado ao auxiliar.

Esses profissionais ajudam em diversas frentes, como: oferecer apoio ao enfermeiro no planejamento das atividades da área, atuar no controle e prevenção a doenças, prestar assistência a pacientes em estado mais grave e controlar o risco de infecção hospitalar.

 

Quem pode fazer um curso técnico em Enfermagem?

Para poder atuar como técnico em enfermagem, não é necessário ter feito um curso de graduação na área, mas é necessário que o curso técnico seja feito em uma escola registrada junto aos órgãos competentes. Além disso, boa parte das instituições exigem que o aluno tenha, no mínimo, 18 anos e com ensino médio completo.

 

Áreas de atuação do técnico em Enfermagem

O técnico em enfermagem pode trabalhar em diferentes segmentos ligados ao setor de saúde, como: hospitais, clínicas, consultórios médicos, laboratórios, ambulatórios e serviços de home care. Também é possível prestar concurso para ser funcionário público ou atuar como autônomo.

Após a conclusão do curso, o profissional está pronto para atuar em diferentes espaços. Listamos algumas áreas de atuação:

 

Enfermagem geral

A função será auxiliar o enfermeiro na reabilitação dos pacientes em hospitais ou clínicas. Também é possível trabalhar em lugares que oferecem exames laboratoriais.

 

Enfermagem geriátrica

O profissional trabalha com idosos, proporcionando cuidados básicos de saúde que sejam necessários. Também devem ser analisados as condições físicas, mentais e emocionais do paciente, para que os cuidados sejam feitos corretamente.

 

Enfermagem médico cirúrgico

O técnico irá atuar nos centros cirúrgicos, fazendo parte do time de médicos e enfermeiros para que os procedimentos cirúrgicos ocorram de forma adequada. Suas principais funções são: organizar a sala, ajudar o paciente no transporte da maca para a mesa de cirurgia e vice-versa, assessorar o anestesista na indução e reversão do procedimento anestésico, registrar todas as informações no prontuário, entre outras.

 

Assistência em urgência e emergência

O objetivo é preparar o profissional para atuar em casos de urgência e emergências em hospitais, dando suporte adequado na recepção dos pacientes, curativos e na aplicação de medicamentos por via venosa ou subcutânea, oral e muscular.

 

Materno Infantil

O setor de maternidade de um hospital busca cuidado no atendimento da gestante e do recém-nascido. Os médicos e enfermeiros precisam do trabalho do profissional técnico para atuar nos setores de UTI neonatal, emergência obstétrica, entre outros.

 

Enfermagem em Infectologia

Ao trabalhar na área de pessoas com doenças infecciosas em um hospital ou clínica, as funções do técnico de enfermagem são: controlar as visitas, manter os infectados isolados de outros pacientes e, caso seja necessário, cuidar para que sempre utilize material de proteção, como óculos, luvas, gorros e máscaras descartáveis.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários