Hoje, dia 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de maio de 1992 tem o intuito conscientizar a população de todo o mundo a respeito importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas.
A data é uma homenagem ao dia da aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, chamado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”. Antes, o Dia Internacional da Biodiversidade era celebrado em 29 de dezembro, quando entrou em vigor a Convenção da Diversidade Biológica.
O Dia Internacional da Biodiversidade é ideal para a reflexão sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem com o propósito de estimular esforços para que, até 2030, todas as ações sejam aplicadas universalmente, e assim contribuam para o fim de todas as formas de pobreza, promovam a luta contra as desigualdades e combatam as alterações climáticas, assegurando que ninguém seja deixado para trás.
O que é biodiversidade?
Afinal, o que é biodiversidade? Esse conceito aborda uma grande variedade de animais, plantas e microrganismos. Ele inclui também as diferenças genéticas em cada espécie, como culturas e raças, e a variedade de ecossistemas que interagem com seres vivos.
Também conhecida como diversidade biológica, a biodiversidade se refere às diferentes formas de vida, sejam humanas, sejam vegetais ou animais. O termo surgiu em 1985, por meio da junção das palavras “diversidade” e “biológica”. Um ano depois, ele foi utilizado em um documento indicado pelo entomologista E. O. Wilson.
O conceito de biodiversidade está definido na “Convenção sobre diversidade biológica” que, segundo o Ministério do Meio Ambiente, é um dos documentos mais importantes relacionados ao meio ambiente. Por esse motivo, a preservação da flora e da fauna naturais precisa ser uma preocupação de todos.
Aliás, quando falamos desse assunto, é preciso ter em mente que ele existe em todos os lugares do mundo. Contudo, em regiões específicas do planeta, há uma proporção ainda maior de exemplos de biodiversidade, como nas florestas tropicais, por exemplo.
Uma curiosidade interessante sobre esse tema é que, segundo a World Wide Fund for Nature (WWF), aproximadamente 20% das espécies mais conhecidas do planeta estão aqui no nosso país.
Importância da biodiversidade
Você sabia que o equilíbrio dos ecossistemas é garantido pela diversidade de espécies que a gente possui? Pois é, por isso, datas como o Dia Internacional da Biodiversidade são muito importantes na luta a favor da preservação e do bem-estar da natureza.
Para esclarecer qual é a importância da biodiversidade, note que, quando há uma espécie em extinção, o ecossistema sofre um grande impacto. Isso acontece porque as espécies têm a função de interagir entre si e com a região em que vivem.
Além da importância ambiental, a diversidade biológica tem influência econômica. Afinal, as plantas, os animais e até os microrganismos são utilizados na fabricação de alimentos, cosméticos e medicamentos.
Biodiversidade do Brasil, a maior do planeta
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é no Brasil que está a maior biodiversidade da fauna e flora do planeta. Os números impressionam: no total, são 103.870 mil espécies de animais e 43.020 de vegetais identificadas pela ciência.
Esses dados se justificam pela extensão territorial do país, além dos diversos tipos de clima. É o lugar perfeito para acolher a variedade enorme de animais, microrganismos, plantas e ecossistemas, que precisam ser melhor preservados por meio da sustentabilidade.
Com o objetivo de garantir essa riqueza, no Brasil, existem 17 leis voltadas para a preservação e a proteção da biodiversidade, além dos órgãos fiscalizadores que foram pensados para trabalharem em conjunto com a Justiça.
Por isso, o Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, foi criado para refletir sobre o valor da biodiversidade e os inúmeros motivos para protegê-la.
Mín. 14° Máx. 28°