Quinta, 08 de Junho de 2023
14°C 28°C
Três Lagoas, MS

Apenas 21% dos jovens brasileiros, entre 25 e 34 anos, concluíram o Ensino Superior, aponta pesquisa

24 de maio é comemorado o Dia do Vestibulando

24/05/2023 às 07h00
Por: Redação Fonte: Comunicação
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Mundo Escola
Foto: Reprodução/Mundo Escola

O Dia do Vestibulando, comemorado neste 24 de maio, é uma homenagem aos estudantes que estão se preparando para as provas de vestibulares e pretendem entrar no ensino superior. A jornada de estudos para quem irá realizar essas avaliações e quer conseguir uma vaga em uma instituição é repleta de desafios. Uma trajetória que exige foco e disciplina em seguir uma rotina de estudos.

Segundo o levantamento Education at Glance, elaborado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado no final de 2021, aponta que apenas 21% dos jovens brasileiros, entre 25 e 34 anos, concluíram o Ensino Superior. O estudo ainda mostra que essa é a média mais baixa entre os países analisados na América Latina. Apesar de o Brasil possuir a menor taxa, o país apresentou melhora nos últimos 10 anos. Em 2011, o número de brasileiros nessa faixa etária com diploma de graduação era de 18%.

Os primeiros vestibulandos apareceram no início do século XX, quando o crescimento de candidatos interessados em ingressar na universidade exigiu a criação de processos seletivos. A partir de 1911 os vestibulares se tornaram obrigatórios para entrada no ensino superior e, logo depois, a prova oral foi substituída pelos exames escritos.

Entre a década de 10 e 20 surgiram as primeiras universidades no Brasil, como a Universidade do Paraná e a Universidade do Rio de Janeiro, atualmente federais (UFPR e UFRJ). Essas instituições surgiram principalmente através da união de Escolas Politécnicas e faculdades de Medicina, Ciências Jurídicas, Ciências Sociais e Letras. Desde essa época os cursos mais concorridos eram de Direito e Medicina, com destaque também para a Filosofia.

No início da década de 30 foi criada a Universidade de São Paulo (USP), a mais reconhecida instituição de ensino superior do Brasil. A demanda pelos cursos da USP exigiu a criação de uma fundação para organizar o seu processo seletivo, o que aconteceu em 1976 quando surgiu a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). O primeiro vestibular da Fuvest reuniu 92.461 vestibulandos, uma marca impressionante até para os dias atuais.

 

Enem

Nos últimos anos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem tomado o lugar de alguns vestibulares, principalmente das universidades federais. A maioria dos participantes do Enem é vestibulando e passa o ano se preparando para uma das provas mais cansativas que existe. O Enem é realizado em dois dias e impõe aos participantes uma redação e 180 questões objetivas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Linguagens e Códigos.

Atualmente, cerca de 8,2 milhões de estudantes estão no ensino médio, ou seja, atuais ou futuros vestibulandos. A maioria deles se inscreve no Enem para, além de medir seu conhecimento, conseguir uma vaga no ensino superior.

Fazendo as provas do Enem, os estudantes podem tentar vaga em universidade púbica por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os vestibulandos também podem fazer o Enem para conseguir bolsa ou financiamento em faculdade privada, com o Programa Universidade para Todos (ProUni) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários