Sexta, 09 de Junho de 2023
14°C 28°C
Três Lagoas, MS

Dia da Indústria: setor responde por 22,2% do PIB brasileiro

A indústria ainda é o segundo setor que tem o melhor salário médio, perdendo apenas para o setor de serviços financeiros

25/05/2023 às 07h30 Atualizada em 25/05/2023 às 09h16
Por: Redação Fonte: Metropolitana MS
Compartilhe:
(Imagem ilustrativa) – Reprodução/Freepik
(Imagem ilustrativa) – Reprodução/Freepik

O Dia da Indústria é celebrado anualmente em 25 de maio. Nesta data a homenagem é destinada aos espaços de produção de maior representação para as economias nacionais: as indústrias.

Também conhecidas como o ‘setor secundário’ de um país, as indústrias podem abranger os mais variados tipos de mercados, desde os alimentícios até os de vestuário, por exemplo.  

O dia 25 de maio foi escolhido como Dia da Indústria em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948. Roberto Simonsen foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras – ABL. Além disso, Simonsen era presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Essa data homenageia um dos principais setores do Brasil. Segundo o Portal da Indústria, o setor da indústria responde por 22,2% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Outro dado interessante é que o setor industrial é responsável por 71,8% das exportações do nosso país.

Segundo dados do Perfil da Indústria Brasileira, em 2021, o setor foi responsável por empregar mais de 10 milhões de brasileiros. Com isso, responde por 21,2% dos empregos formais do país. A indústria ainda é o segundo setor que tem o melhor salário médio, perdendo apenas para o setor de serviços financeiros.

 

Principais tipos industriais no Brasil?

Vamos entender o que cada setor engloba e qual a sua importância para o mercado brasileiro.

 

Indústria de base

A indústria de base também é chamada de indústria de bens de produção. Essas são as indústrias responsáveis pela produção para outras indústrias, transformando a matéria-prima bruta em matérias-primas processadas ou bens intermediários.

 Sendo assim, o setor de indústrias de base é realmente a base das indústrias, produzindo a matéria-prima que é necessária para outras indústrias.

 Podemos citar como exemplo as indústrias de mineração, metalúrgicas e madeireiras.

 

Indústria de bens de capital

As indústrias de bens de capital são aquelas que produzem equipamentos e maquinários que servirão para outras indústrias realizarem seus propósitos. 

 

Nessa categoria podemos citar as indústrias que produzem peças automotivas, tratores e outras máquinas agrícolas, que produzem vidro, concreto, dentre outros vários produtos.

 

Indústria de bens de consumo

Já as indústrias de bens de consumo são aquelas que produzem bens destinados ao consumidor final, são os produtos que nós compramos e consumimos. 

Dentro da categoria de indústria de bens de consumo temos duas divisões: as de bens duráveis e as de bens não duráveis.

 

Indústria de bens duráveis

Nesta divisão estão as indústrias que produzem bens que possuem uma longa duração, como eletrodomésticos, automóveis, eletrônicos, dentre outros.

 

Indústria de bens não duráveis

Já aqui enquadram-se as indústrias como a alimentícia, a farmacêutica, e a cosmética. Elas produzem bens que são perecíveis, ou seja, que tem um prazo de validade para o seu uso.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários