Quem não gosta de uma boa massagem? Relaxante e terapêutica, a massagem alivia dores, desconecta a mente e traz benefícios únicos para a saúde dos adeptos dessa técnica milenar. Para homenagear os profissionais que nos proporcionam tudo isso, no dia 25 de maio, é comemorado o dia do massagista.
Porém, você sabe o que é massagista e o que esse profissional faz? Há diversas técnicas, abordagens e estilos de massagem, cada um voltado especificamente para uma necessidade.
25 de maio, Dia do massagista, é uma data voltada inteiramente para comemorar o trabalho tão importante desses profissionais e difundir os conceitos por trás desse ofício, a fim de atingir e melhorar a vida de cada vez mais pessoas.
Segundo estudiosos, há indícios de que a massagem já era praticada a cerca de 4 mil anos atrás. Além disso, ela foi regulamentada como profissão em outubro de 1961, antes mesmo de algumas outras áreas da saúde, como enfermagem, fisioterapia e psicologia, por exemplo. Isso porque teve benefícios comprovados para o tratamento de diversas doenças e sintomas desde muito cedo.
Ainda assim, existem muitos estigmas envolvendo a massagem, justamente pela falta de informações por parte da população. Esse é outro motivo por que o dia do massagista é tão importante: para conscientizar que a massagem combina arte e ciência para melhorar os sintomas do corpo e da mente.
O profissional
O profissional que deseja atuar como massagista, antes de mais nada, necessita de uma aprovação e um certificado do Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina. Isso porque, para o uso da massagem em prol da saúde, é imprescindível a compreensão da anatomia e da fisiologia humana, além das técnicas adequadas para aplicação em cada caso.
Outro ponto importante a ser mencionado é que existem inúmeros tipos de massagem. Em casos como reabilitação esportiva, acidentes, dores crônicas ou problemas de circulação, por exemplo, o atendimento do massagista tem motivação médica. Sendo assim, o trabalho é conjunto com outros profissionais.
Por outro lado, há também quem busque apenas massagens relaxantes ou estéticas, como drenagem linfática, massagem facial e outras, sem apresentar queixas que afetam diretamente a saúde. Nesses casos, vale ao paciente avaliar os resultados que deseja obter com a massagem e conversar com o especialista para entrar em um consenso sobre as melhores técnicas a serem aplicadas.
Benefícios da massagem
Existem diversas aplicações para o uso da massagem, desde motivos médicos e estéticos até o puro relaxamento físico e mental. A seguir, listamos os maiores benefícios observados após incluir a massagem relaxante na sua rotina:
· Melhora a disposição e reduz o estresse, por meio do aumento da liberação de dopamina (hormônio responsável pela sensação de prazer) no nosso corpo;
· Melhora o sono e fortalece o sistema imunológico, por meio da redução dos níveis de cortisol (hormônio do estresse) e do aumento do número de glóbulos brancos (responsáveis pela defesa do organismo);
· Melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar toxinas, por meio dos movimentos adequados, provocando um aumento do oxigênio no sangue;
· Alivia os pontos de tensão e as dores crônicas, com a pressão aplicada nos pontos específicos. A circulação melhora e os músculos afetados são mais nutridos pelo sangue, diminuindo o desconforto.
Mín. 15° Máx. 28°