Segunda, 15 de Julho de 2024
13°C 28°C
Três Lagoas, MS
Publicidade

O que é Corpus Christi? Entenda o significado e a origem do feriado

O feriado de Corpus Christi está ligado à Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo

08/06/2023 às 06h30
Por:
Compartilhe:
Tapete Corpus Christi em Campo Grande – Foto: Gabriela Pavão/G1 MS
Tapete Corpus Christi em Campo Grande – Foto: Gabriela Pavão/G1 MS

Nesta quinta-feira, 8, celebra-se o feriado nacional do Dia de Corpus Christi, data associada a religião católica. Pentecostes, Eucaristia e Santíssima Trindade são alguns dos elementos e termos próprios do cristianismo que ajudam a entender os motivos por trás da celebração da data.

O feriado de Corpus Christi está ligado à Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo, que tem, por sua vez, ligações com a Páscoa judaica (a saída dos hebreus do Egito para a Terra Prometida). A data é celebrada 60 dias após a Páscoa e logo depois do Domingo de Pentecostes e da Festa da Santíssima Trindade.

 

Continua após a publicidade

O que significa Corpus Christi?

A palavra Corpus Christi vem do latim, que significa "Corpo de Cristo" ou "Corpo de Deus". A tradição diz que Jesus, na véspera de sua crucificação, se reuniu com os apóstolos na ceia e instituiu a Eucaristia.

Continua após a publicidade

 

O que é comemorado no Corpus Christi?

Continua após a publicidade

A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado. No versículo São Mateus 26:26 da Bíblia, mostra exatamente como foi o último momento de Cristo com seus discípulos.

 

Qual a origem da comemoração de Corpus Christi?

A data começou a ser comemorada na Idade Média. Segundo a tradição, a origem da data está nas visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon (1193-1258), que pediam para a Igreja para celebrar a eucaristia. As visões foram relatadas ao padre Thiago Pantaleão, que veio a se tornar o papa Urbano IV em 1261.

A data foi finalmente instituída após um suposto milagre ter ocorrido em Bolsena, na Itália, quando uma hóstia teria escorrido sangue durante a eucaristia, durante o papado de Urbano IV.

 

Significado dos tapetes no feriado de Corpus Christi

Os tradicionais tapetes de sal, remetem ao momento em que Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém. Trata-se de uma forma de comemorar a data que chegou ao Brasil através da influência portuguesa. Apesar do nome, os tapetes são feitos não apenas de sal mas de outros materiais, como serragem.

*Com informações do site Exame  

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários