Sábado, 23 de Setembro de 2023
25°C 40°C
Três Lagoas, MS
Publicidade

Mato Grosso do Sul registra quase 130 suicídios em 2023

A Campanha Setembro Amarelo alerta que o suicídio é a segunda causa de morte de jovens

10/09/2023 às 06h00
Por: Redação Fonte: Metropolitana MS
Compartilhe:
Somente em 2023, já ocorreram 127 suicídios em MS. (Foto: Reprodução)
Somente em 2023, já ocorreram 127 suicídios em MS. (Foto: Reprodução)

O aumento dos casos de suicídio no estado de Mato Grosso do Sul, são um alerta para chamar atenção das políticas públicas voltadas ao tema. Em 2022, Mato Grosso do Sul, registrou 211 casos, 91 adultos, 80 jovens, 22 idosos e 20 adolescentes e 10 sem informação de idade, que decidiam tirar a própria vida.

Somente em 2023, já ocorreram 127 suicídios, sendo que a maioria desses casos envolvem homens, de 85 anos. Outros 22 casos envolveram mulheres, enquanto 20 não tiveram o gênero identificado. Quanto à faixa etária, 54 casos foram de adultos, 23 de jovens, 13 de idosos, 7 de adolescentes e 20 sem idade informada.

 

Continua após a publicidade

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, realizado em 10 de setembro, tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de identificar, compreender e prevenir o suicídio. É um momento de reflexão e mobilização global para combater esse problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Campanha Setembro Amarelo

Continua após a publicidade

Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, conhecido como "Setembro Amarelo". Durante todo o mês, organizações, instituições de saúde e voluntários promovem ações e campanhas para informar a população sobre os sinais de alerta, a importância do diálogo e o acesso aos serviços de apoio psicológico.

 

Continua após a publicidade

Identificando comportamentos suicidas

É fundamental que todos estejam atentos aos sinais de comportamento suicida em amigos, familiares e colegas. Alguns sinais de alerta incluem:

●     Expressões de desesperança ou desejo de morrer.

●     Isolamento social e retirada de atividades sociais.

●     Mudanças drásticas de comportamento ou humor.

●     Dificuldade em dormir ou dormir em excesso.

●     Doações de pessoas pessoais.

●     Falar sobre a própria morte ou a falta de motivo para viver.

         

Se você ou alguém que você conhece estiver apresentando esses sinais, é fundamental ajuda para procurar imediatamente. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio 24 horas por meio do telefone 188, e diversos profissionais de saúde mental estão disponíveis para fornecer suporte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários