Até a metade de setembro de 2023, o trânsito de Mato Grosso do Sul matou 227 pessoas. Os acidentes ocorreram em diversas cidades e rodovias do Estado. Com o tema ‘No trânsito, escolha a vida’, nesta segunda-feira, 18, teve início a Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade, que segue até sexta-feira, 22.
Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), atualizados até 18 de setembro, apontam que Mato Grosso do Sul registrou 227 mortes no trânsito de janeiro a setembro deste ano. A média de acidentes fatais contabilizados até o momento é de 25 vítimas por mês.
Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)
O Estado está entre os cinco com maior percentual de óbitos nas estradas e vias urbanas relacionados ao consumo de álcool, de acordo com o CISA (Centro de informações sobre Saúde e Álcool), a partir de dados do Datasus, (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) de 2010 a 2021. O Estado fica atrás apenas de Tocantins, Mato Grosso, Piauí e Rondônia.
Ainda conforme a pesquisa, o Brasil apresentou 5 mortes por acidentes de trânsito atribuíveis ao álcool por 100 mil habitantes em 2021, taxa foi observada desde 2018. Os homens são as maiores vítimas (89%), enquanto as mulheres representam 11% das mortes. As faixas etárias mais afetadas são de 18 a 34 anos (36,5%), seguida por 35 a 54 anos (35,5%).
Centro de informações sobre Saúde e Álcool, a partir de dados do Datasus.
Internações por acidentes
Mato Grosso do Sul também está entre os estados que registram média acima da nacional quando o assunto é internações por acidentes de trânsito atribuíveis ao álcool. Há dois anos, os acidentes de trânsito foram a principal causa de internações (22,6%) e a segunda causa de mortalidade relacionada ao uso da substância (15,8%) no Brasil.
Em 2021, o país registrou 8,7 internações e 1,2 morte por hora, ou seja, em um ano foram 75.983 hospitalizações e 10.887 óbitos. Apesar do cenário, o período de 2010-2021 registrou maior número de internações e o menor número de mortes.
As hospitalizações aumentaram 34% no país no período analisado. Em relação à categoria envolvida nos acidentes, ciclistas e motociclistas são os que mais precisam de intervenções médicas.
Em âmbito nacional, os homens aparecem na lista como maiores vítimas (85%), enquanto as mulheres representam 15% das internações. A faixa etária dos 18 a 34 anos é a mais afetada (45%).
Semana Nacional do Trânsito
A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro. Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.
No mesmo período, é comemorada a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro) e o Dia do Trânsito (25 de setembro). O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Neste ano, o tema é ‘No trânsito, escolha a vida’. A campanha direciona as atividades para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. O cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento de tráfego, a acessibilidade e a sustentabilidade são as ideias centrais da Semana Nacional de Trânsito.
Mín. 25° Máx. 40°