
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, a seleção de 100 startups para o programa de aceleração BNDES Garagem. A iniciativa visa fomentar projetos na área de economia verde e descarbonização. A lista das empresas escolhidas foi divulgada na segunda-feira, 17 de novembro, e o evento se estende até dia 21.
O BNDES Garagem, vigente desde 2019, oferece anualmente às startups a oportunidade de participar de um processo de aceleração promovido pela empresa Quintessa, especialista em iniciativas de desenvolvimento climático e econômico. Mais de 1,8 mil startups se candidataram este ano, das quais 100 foram selecionadas e divididas em dois grupos distintos: criação e tração.
As startups do grupo de criação serão apoiadas em sua concepção inicial, enquanto as de tração possuem operações já em atividade, buscando então fortalecimento e ampliação de seus negócios. As 100 startups selecionadas possuem uma variedade de enfoques, com 39 direcionadas à economia verde e descarbonização, seguidas por 18 em saúde, 14 em educação, e outras áreas como economia da periferia e cultura.
"Negócios de todas as regiões do país, de diferentes perfis e em diferentes estágios, receberão o apoio do banco para fortalecer soluções destinadas a endereçar grandes desafios sociais e ambientais", afirma Marcelo Marcolino, superintendente do BNDES.
O programa de aceleração, que será realizado até junho de 2026, inclui suporte individualizado de especialistas, acesso a mentores, serviços subsidiados, além de conexão com investidores potenciais e parcerias com empresas privadas e públicas.
A premiação das startups de destaque ao final do programa beneficiará as cinco melhores de cada grupo com recompensas financeiras significativas. Os prêmios para as startups de tração variam de 64 mil a 160 mil reais, enquanto as do grupo de criação podem receber entre 32 mil e 85 mil reais.
"O programa de aceleração mostra o banco de portas abertas para empreendedores de impacto", destaca Marcolino.
Até 2028, o BNDES Garagem tem a expectativa de acelerar mais de 600 startups, proporcionando suporte socioeconômico e ambiental em um cenário nacional diversificado.