
Nesta quinta-feira, dia 30, os beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) cujo Número de Inscrição Social (NIS) termina em 9 terão acesso ao Auxílio Gás referente ao mês de outubro, no valor de 108 reais.
O programa, que tem previsão de continuidade até o final de 2026, atende a 5,01 milhões de famílias. Após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição no encerramento de 2022, o valor do Auxílio Gás foi estabelecido em 100% do custo médio de um botijão de gás de 13 kg.
Este benefício é concedido semestralmente, em duas parcelas, e acompanha o cronograma de pagamentos do Bolsa Família. Os pagamentos se estendem até o dia 31 de outubro, contemplando os beneficiários com NIS final 0. Para ser elegível ao Auxílio Gás, é mandatório estar registrado no CadÚnico e possuir ao menos um integrante familiar que seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Conforme a legislação que instituiu o programa, há uma preferência de recebimento para a mulher que é responsável pelo núcleo familiar, além de mulheres que são vítimas de violência doméstica.
Neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destinou pouco mais de 542 milhões de reais para o Auxílio Gás.
No mês de setembro, o governo federal introduziu o programa Gás do Povo, uma iniciativa que progressivamente substituirá o Auxílio Gás atual.
Diferentemente do modelo atual de benefício financeiro, as famílias contempladas poderão efetuar a retirada da recarga do botijão de gás diretamente em revendedoras devidamente credenciadas.
A meta do novo programa é expandir o número de beneficiados em três vezes, estimando alcançar aproximadamente 15 milhões de famílias em todo o país.
Carregando dados econômicos...