Black Friday promete recorde de 5,4 bilhões de reais no comércio

Confederação Nacional do Comércio projeta crescimento de 2,4% nas vendas nesta temporada

19/11/2025 às 21:23
Por: Redação

O comércio brasileiro se prepara para movimentar um volume recorde de 5,4 bilhões de reais na Black Friday deste ano, com destaque para a sexta-feira da próxima semana, dia 28. Essa projeção é feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indicando um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior, já descontada a inflação.

 

As expectativas são altas para esta temporada, que já é considerada a quinta data mais relevante para o setor, só perdendo para o Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. Segundo o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, o impacto não se limita a um único dia, mas sim ao mês inteiro de novembro, evidenciando uma característica peculiar da Black Friday no Brasil.

 

Setores impulsionados e influências econômicas

Os setores que devem registrar as maiores vendas incluem hiper e supermercados, com 1,32 bilhão de reais; eletroeletrônicos e utilidades domésticas, somando 1,24 bilhão de reais; e móveis e eletrodomésticos, com 1,15 bilhão de reais. O crescimento positivo é favorecido pela combinação de fatores econômicos, como a desvalorização do dólar, que torna produtos importados mais acessíveis, e o aumento do emprego e da renda média do trabalhador.


"A pesquisa reflete um impacto ao longo de todo o mês, não se restringindo a um único dia", enfatiza Fabio Bentes, economista-chefe da CNC.


A economia também se beneficia da menor taxa de desemprego registrada pelo IBGE, fechando em 5,6% no último trimestre. Contudo, desafios persistem. Os altos juros, que se situam em 58,3% ao ano, segundo o Banco Central, além do endividamento das famílias, são obstáculos ao crescimento mais expressivo das vendas.

 

Análise de descontos e cuidados

A CNC monitorou preços de 150 itens para calcular os descontos médios, identificando forte tendência de queda, com 70% dos itens analisados apresentando reduções superiores a 5%. Entre as categorias com maiores descontos estão papelaria, livros, joias e bijuterias, e utilidades domésticas. A tradição da Black Friday no Brasil é inspirada no evento norte-americano, que ocorre após o Dia de Ação de Graças.


"A Black Friday requer cautela, pois junto com as promoções vêm as tentativas de fraude", alerta a CNC.


Orientações são fornecidas pela Senacon para evitar armadilhas comuns nesse período de intensas promoções. Recomenda-se atenção redobrada a descontos irreais e a reputação das lojas, além de conferir a segurança dos sites antes de concluir compras.

 

Riscos de fraudes com inteligência artificial

Um levantamento do site Reclame Aqui destaca que 63% dos consumidores têm dificuldade em identificar golpes envolvendo inteligência artificial (IA). Sinais como vídeos mal editados e perfis falsos podem ajudar a detectar fraudes. A Baptista Luz Advogados dá dicas para identificar essas intervenções digitais, que incluem desajustes em vídeos e vozes e erros em comunicações automatizadas.


A IA deixa pistas em detalhes sutis como sombras incoerentes e proporções estranhas em imagens promocionais.


Ao final, os consumidores são incentivados a utilizar canais como o portal consumidor.gov.br ou o Procon em caso de suspeitas de propaganda enganosa ou abusos durante as compras.

© Copyright 2025 - Três Lagoas News - Todos os direitos reservados