EUA Removem Tarifas para Produtos de Quatro Países

Argentina, Equador, Guatemala e El Salvador beneficiados

14/11/2025 às 14:10
Por: Redação

Os Estados Unidos anunciaram que irão retirar tarifas sobre algumas importações de alimentos e outros produtos da Argentina, Equador, Guatemala e El Salvador. Essa decisão faz parte de um acordo que visa aumentar o acesso de empresas norte-americanas aos mercados desses países.

A expectativa é que essa medida contribua para a redução dos preços de alimentos como café e bananas, segundo um representante do governo Trump. A meta é que os varejistas nos EUA repassem os benefícios dessa redução de custos aos consumidores locais.

Acordos e expectativas

Os acordos-quadro esperados para serem finalizados nas próximas semanas visam solucionar questões comerciais específicas antes do término do ano. De acordo com uma fonte, o Tesouro dos EUA planeja anunciar medidas importantes para baixar os preços dos alimentos em um novo esforço do governo para aliviar o custo de vida dos americanos.

"Estamos focados em abrir os mercados estrangeiros, mantendo algumas tarifas e eliminando outras em produtos específicos", declarou a autoridade responsável.

Com derrotas eleitorais recentes, o presidente Donald Trump intensificou seu foco na economia. Ele argumenta que as tarifas extensivas impostas anteriormente não são a causa dos custos elevados, mas sim consequências das políticas do ex-presidente Joe Biden.

Repercussões e bastidores

A redução das tarifas foi bem recebida por vários países da América Latina. A Argentina, por exemplo, espera que isso estimule novos investimentos americanos no país. O Ministro das Relações Exteriores dali agradeceu o compromisso do presidente Javier Milei na busca por melhores condições comerciais.

Na América Central e do Sul, outras nações estão considerando acordos semelhantes, assim como negociações em países como Suíça e Taiwan também continuam produtivas, destacou a autoridade.

Com esses acordos, os EUA buscam manter tarifas de 10% a 15% sobre alguns produtos desses países enquanto removem tarifas em itens que não produzem, como café e bananas. Tais medidas seguem uma estratégia semelhante à aplicada em outubro com nações asiáticas.

© Copyright 2025 - Três Lagoas News - Todos os direitos reservados