Ibovespa Avança e Chega Perto de Recorde Histórico

Bolsa Sobe 0,37% Com Notícias Positivas do Exterior; Dólar Fica Estável

15/11/2025 às 00:03
Por: Redação

Nesta sexta-feira, 14, o mercado financeiro brasileiro experimentou um sopro de tranquilidade, mesmo diante das incertezas internacionais. O índice Ibovespa, da B3, registrou um aumento de 0,37%, fechando aos 157.739 pontos. Durante o dia, chegou a atingir 158,3 mil pontos por volta das 14h45, mas retrocedeu nas horas finais, influenciado pelas incertezas econômicas nos Estados Unidos.

Enquanto isso, o dólar comercial encerrou o dia cotado a 5,297 reais, mantendo-se praticamente estável com um recuo de apenas 0,02%. A moeda oscilou bastante ao longo do pregão, começando em 5,31 reais e descendo para 5,27 reais ao meio-dia, antes de retornar à cotação de fechamento, pressionada por fatores externos.

 

Movimentações no mercado internacional

O motivo subjacente à estabilidade no mercado de câmbio foi a expectativa em torno de medidas no cenário internacional, como a suspensão parcial de tarifas comerciais sobre produtos agrícolas pelos Estados Unidos. Esta expectativa animou o setor de exportação, que viu oportunidades de crescimento nas vendas externas.

"A suspensão das tarifas deve beneficiar as exportações brasileiras de café, carne e frutas", destacaram analistas do mercado.

Com isso, as ações de empresas de tecnologia, anteriormente em queda, mantiveram-se estáveis, enquanto o dólar caiu 0,7% ao longo da semana. A moeda já acumula uma descida de 1,54% em novembro e de 14,26% em 2025.

 

Cenário econômico e perspectivas

O avanço no índice Ibovespa neste mês é de 5,49%, sustentado pela expectativa positiva nos mercados externo e interno. O Brasil, ficando na contramão do tumulto visto no exterior, foi favorecido pelas movimentações da administração Trump em relação às tarifas.

Caso as tensões relacionadas ao shutdown nos EUA se dissipem, especialistas preveem mais ganhos na bolsa brasileira.

A manutenção dessa trajetória dependerá das próximas manobras econômicas e políticas, tanto internas quanto externas, com o mercado de olho em possíveis novas medidas e nos impactos econômicos das políticas internacionais.

© Copyright 2025 - Três Lagoas News - Todos os direitos reservados