
Os beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 7 recebem, nesta terça-feira (28), o Auxílio Gás referente a outubro, no valor de 108 reais.
O programa é planejado para durar até o final de 2026, beneficiando 5,01 milhões de famílias. Após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição no final de 2022, o valor do benefício foi mantido em 100% do custo médio de um botijão de 13 quilos.
O benefício é fornecido duas vezes por semestre, seguindo o cronograma do Bolsa Família. Os pagamentos para este mês continuam até o dia 31 de outubro, abrangendo beneficiários cujo NIS termina em 0.
Para ser elegível ao Auxílio Gás, é necessário estar registrado no CadÚnico e contar com, no mínimo, um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A legislação que instituiu o programa especifica que as mulheres responsáveis pela família, assim como aquelas que sofreram violência doméstica, têm prioridade no recebimento.
Este mês, o investimento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome no Auxílio Gás é de pouco mais de 542 milhões de reais.
Em setembro, o governo federal inaugurou o programa Gás do Povo, que gradualmente substituirá o Auxílio Gás.
No lugar de um benefício financeiro, as famílias poderão retirar a recarga de gás em postos credenciados.
O novo programa espera multiplicar por três o número de beneficiados, atingindo cerca de 15 milhões de famílias.