Ônibus viram barricadas e complicam mobilidade no Rio

Mais de 120 linhas de ônibus foram afetadas em várias regiões da cidade.

28/10/2025 às 19:38
Por: Redação

No Rio de Janeiro, mais de 50 ônibus foram utilizados como barricadas como parte da Operação Contenção da Polícia Militar, iniciada na madrugada desta terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, localizados na zona norte. A informação é da Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus da cidade. A Polícia Militar relatou que membros da facção Comando Vermelho foram instruídos a bloquear as principais ruas da cidade.

A Rio Ônibus informou que "os números aumentam a cada instante", dificultando a precisão sobre o impacto total. "Mais de 120 linhas tiveram seus itinerários afetados. A mobilidade urbana está comprometida em diversos pontos da cidade. As áreas mais afetadas incluem: Anchieta, Méier, Serra Grajaú-Jacarepaguá, Avenida Brasil, Linha Amarela, Cidade de Deus, Chapadão, Engenho da Rainha, Complexo do Alemão e Penha", declarou a empresa em nota.

A MobiRio, responsável pelos corredores de ônibus do BRT (Bus Rapid Transit), mencionou que a operação policial implicou na suspensão de alguns serviços por questões de segurança. As linhas interrompidas esta tarde são: 31 - Alvorada x V. Carvalho; 35 - Madureira x Alvorada; 40 - Madureira x T. Recreio; 41 - Madureira x T. Recreio; 42 - Galeão x Manaceia; 43 - S. Efigênia x Fundão; 46 - Penha x Alvorada; 67 – Campo Grande x Deodoro; e 68 - Bangu x Deodoro.

As operadoras do VLT (rede de veículos leves sobre trilhos), trens interestaduais (SuperVia) e metrô (MetrôRio) comunicaram que todos os serviços estão operando normalmente.

O Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR-Rio) divulgou orientações para a segurança de pedestres e motoristas:

  • Evitar circulação nas áreas atingidas pelas operações policiais.
  • Permanecer em locais seguros.
  • Acompanhar atualizações através de meios de comunicação e canais oficiais do COR.

Operação policial

Na última atualização, o número de mortos na Operação Contenção nos complexos do Alemão e da Penha chegou a 64. Entre as vítimas, estão dois policiais civis e dois integrantes do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope), baleados em confronto na área de mata do Complexo do Alemão, conforme informações do Palácio Guanabara. A Polícia Militar deixou toda a corporação em alerta, convocando até mesmo o pessoal administrativo aos quartéis.

Os presos já somam mais de 100, incluindo muitos de uma facção criminosa do Pará, que estavam escondidos no Rio. Já foram apreendidos mais de 75 fuzis, além de pistolas e granadas na operação até o momento.

© Copyright 2025 - Três Lagoas News - Todos os direitos reservados