
Durante uma ação conjunta das forças de segurança do estado do Rio de Janeiro, 23 suspeitos foram capturados nesta terça-feira (28), nas regiões dos Complexos da Penha e do Alemão. A operação ainda está em curso.
Intitulada Operação Contenção, a ação mobiliza 2.500 policiais, tanto civis quanto militares. O objetivo principal é prender líderes de organizações criminosas atuantes no Rio de Janeiro e em outros estados, além de impedir que o Comando Vermelho, a maior facção do estado, amplie seu domínio territorial. Essas áreas abrangem 26 comunidades diferentes.
De acordo com o governo estadual, o Grupamento de Recapturas da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) está envolvido, focando-se na identificação de fugitivos que não retornaram após benefício da saída temporária.
A operação, que conta com a participação de promotores do Ministério Público Estadual, resulta de mais de um ano de investigação. Foram emitidos mandados de busca, apreensão e prisão pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).
Atuam também na Operação Contenção policiais militares do Comando de Operações Especiais e das unidades da PM da capital e da região metropolitana. A Polícia Civil mobilizou agentes de delegacias especializadas, distritais, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência.