Operação Policial no Rio Resulta em 64 Mortos

Complexos da Penha e do Alemão registram a maior chacina recente.

28/10/2025 às 21:08
Por: Redação

Logo Agência Brasil

A Operação Contenção, iniciada na manhã desta terça-feira (28) nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, resultou na morte de pelo menos 64 pessoas, incluindo 60 civis e quatro militares. Esta operação é agora considerada a mais letal dos últimos anos, superando a de 2021 no Jacarezinho, que teve 27 mortes de civis.

As vítimas fatais representam aproximadamente um quinto de todas as mortes resultantes de operações policiais em 2025, que somam 353. Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, 11 civis e oito policiais ficaram feridos, com três civis atingidos por balas perdidas.

Notícias relacionadas:

Conforme o Instituto Fogo Cruzado, as operações mais letais no Rio de Janeiro, nos últimos anos, foram:
  • 28 de outubro de 2025: Complexos da Penha e do Alemão, com 60 civis mortos
  • 6 de maio de 2021: Jacarezinho, com 27 civis mortos
  • 24 de maio de 2022: Complexo da Penha, com 23 mortos
  • 21 de julho de 2022: Complexo do Alemão, com 16 mortos
  • 23 de março de 2023: Salgueiro, com 13 mortos

O governo do estado afirma que o Rio de Janeiro está vivenciando a maior operação de segurança em 15 anos. No total, 2,5 mil policiais civis e militares foram mobilizados para atuar nos complexos do Alemão e da Penha, com o objetivo de prender líderes criminosos e conter a expansão territorial do Comando Vermelho.

A operação, que gerou temor na população, interrompeu serviços, resultando no fechamento de escolas e vias, foi alvo de críticas. A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) manifestou, em nota, que acompanha "com extrema preocupação a escalada de violência provocada pela megaoperação".

Segundo a comissão, será encaminhado ofício ao Ministério Público e às polícias Civil e Militar solicitando esclarecimentos sobre as condições da operação, "que transformou novamente as favelas do Rio em cenário de guerra e barbárie".

© Copyright 2025 - Três Lagoas News - Todos os direitos reservados