Quinta, 30 de Outubro de 2025

Brasil aposta em biocombustíveis para descarbonização imediata

Iniciativas visam substituir diesel em longas distâncias com novos produtos.

30/10/2025 às 16:00
Por: Redação

Biocombustíveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião nesta quinta-feira (30), explorou maneiras de fomentar a pesquisa e incluir os biocombustíveis na lista de exportações brasileiras. No encontro, estavam presentes Erasmo Carlos Battistella, CEO da Be8, e Denis Güven, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina, realizado no Palácio do Planalto.

Lula foi apresentado aos veículos da Rota Sustentável COP30, que são equipados com o biocombustível Be8 BeVant. Este produto promete uma redução de até 99% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel convencional.

A rota tem o objetivo de testar o novo combustível nos veículos da Mercedes-Benz. Paralelamente, dois veículos estão utilizando diesel B15, uma mistura contendo 15% de biodiesel, para comparação. O trajeto teve início em Passo Fundo (RS) no último dia 20, com destino a Belém (PA), sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em novembro, totalizando aproximadamente 4 mil quilômetros.

Segundo Battistella, o BeVant é apto a substituir o óleo diesel em diferentes motores, sendo especialmente útil em rotas de longas distâncias, que enfrentam desafios de eletrificação.

Ele solicitou o apoio do presidente junto ao MDIC e à Apex para incluir os biocombustíveis na pauta de exportações do Brasil, enfatizando: “Isso é uma solução imediata de descarbonização”, afirmou Battistella a Lula.

Lula sugeriu que os testes fossem estendidos aos veículos produzidos pela Mercedes-Benz na Alemanha, visando analisar a eficácia na redução de emissões de gases de efeito estufa. Lula comentou: “Quem sabe a gente possa exportar isso aqui para o mundo. Quem sabe a gente importa caminhão e exporta [biocombustível] para a Alemanha.”

Ele destacou o potencial agrícola do Brasil na produção de biocombustíveis e a inovação tecnológica do país, como demonstrada com o BeVant. “Com a inteligência humana do Brasil, com engenheiros e engenheiras brasileiros, a gente consegue mostrar ao mundo que a transição energética que o mundo sonha não é tão difícil. Basta ter vontade política e basta ter coragem de fazer”, concluiu Lula.

Petróleo

Por outro lado, Lula salientou que não se pode abandonar os combustíveis fósseis "do dia para a noite" e comentou sobre a "celeuma" no Brasil em torno da exploração de petróleo na Margem Equatorial.

Essa região, no Norte do Brasil, é vista como um potencial novo pré-sal devido a suas riquezas petrolíferas. Neste mês, a Petrobras conquistou a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar a exploração na área.

“É preciso construir o fim da utilização do combustível fóssil. E para isso a gente tem que pesquisar a Margem Equatorial com o cuidado que o meio ambiente exige, uma responsabilidade que o Brasil tem de mostrar que nós vamos ser o país mais perfeito do ponto de vista da transição energética no mundo. A gente vai continuar utilizando o petróleo enquanto for necessário”, explicou Lula, ressaltando que a Petrobras vai se transformar em uma empresa de energia.

© Copyright 2025 - Três Lagoas News - Todos os direitos reservados